Nessa fase a criança já tem total controle do seu corpo, desenvolveu a linguagem e já vivenciou experiências diversas dentro e fora de casa. As crianças, nessa fase, estão em constante movimento – eles não páram. Os pais não devem ficar preocupados com o intenso nível de atividade, pois favorece a coordenação motora da criança.

 

Aos 4 anos

A criança já corre com segurança, anda de bicicleta, salta sobre um pé só, reconhece várias cores, brinca com outras crianças e domina um amplo vocabulário de cerca de 1500 palavras.

 

Aos 5 anos

A criança já pode dar nó no cadarço do sapato, vestir-se sozinha, desenhar outras pessoas e figuras geométricas. Eles gostam de saber o significado de palavras novas que entram em contato e reconhecem algumas letras do alfabeto. Seu vocabulário nesse momento é de cerca de 2500 palavras.

 

Aos 6 anos

Todas essas características estão aperfeiçoadas e a criança já mostra interesse pelas atividades relacionadas à linguagem (escrita e leitura). As brincadeiras vão ficando cada vez mais variadas e o raciocínio se desenvolve rapidamente. O aprender torna-se uma atividade prazerosa.

 

* O MUNDO MÁGICO

A curiosidade e a imaginação são características marcantes dessa faixa etária. A criança vive rodeada de questionamentos até para as coisas mais simples – fase dos porques – e pratica intensamente a imaginação, por meio de brincadeiras, histórias e “amigos imaginários”. É uma fase especial, onde o contar histórias, filmes, desenhos animados e teatro devem ser utilizados porque estimulam de forma muito intensa a imaginação e o raciocínio da criança.

Fonte: pediatraonline.com.br