O momento ideal para que se inicie o treinamento dos esfíncteres, ou seja o treinamento para  a criança eliminar fezes e urina depende de alguns critérios.

Em tese, o treinamento pode começar quando a criança estiver física e emocionalmente pronta. Os pré-requisitos físicos de maturação neurológica do controle vesical e intestinal comumente estão presentes entre 18 e 30meses de idade. A disposição emocional da criança é influenciada com freqüência pelo seu temperamento, pelas atitudes dos pais e pelas interações pais-criança.

O penico deve ser introduzido em algum momento entre os 2 e os 3 anos de idade. A maioria das crianças terá o controle vesical e intestinal, durante o dia, aos 3 anos e meio. Um estudo recente indica que intensificar as tentativas de treinamento antes dos 27 meses de idade não significa obter sucesso mais cedo. A tendência usual e cultural é a de iniciar o treinamento entre os 18 e  24 meses, sem que hajam atitudes coercitivas ou estressantes.

Existem algumas diferenças quanto ao amadurecimento neste aspecto entre meninos e meninas. Em média, as meninas costumam amadurecer mais precocemente.. Porém, com relação à maior parte dos outros marcos do desenvolvimento, nos primeiros anos de vida, não parece haver diferenças significativas entre os sexos (p. ex., no caminhar ou correr, nos padrões de sono ou na capacidade verbal). As meninas mostram desenvolvimento ósseo mais rápido.

Fonte: Blum, NJ e cols- Pediatrics 2003