DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR: PERFIL, CONDUTA, ANTECIPAÇÃO E ALERTA- 6-9 MESES

 

6 MESES  (PREFERE BRINCAR COM PESSOAS, ESPECIALMENTE AS TIPO ESCONDE-ESCONDE)

Coordenação motora grosseira: Mantém a cabeça nivelada quando colocada para sentar; com ajuda senta-se direito;

Coordenação motora fina: alimenta-se de comidas simples; transfere objetos de uma mão para outra, vira-os de um lado para a outro, gira-os de cabeça para baixo.

PERFIL

CONDUTAS ADQUIRIDAS

COMEÇA A

ANTECIPAR PARA A MÃE

     ALERTA

Aparece a pressão voluntária. Fortalece os músculos do pescoço, ombros e costas. Imita gestos, atitudes e sons dos adultos, e percebe que os objetos permanecem mesmo quando estão momentaneamente fora do alcance de seus olhos. Reconhece os membros da família.    

·      Senta-se sozinha.

·      Deitada, muda de posição sozinha .

·      Mantém um objeto em cada mão.

·      Balbucia.

·      Tentar ficar de pé sem apoio.

·      Procurar objetos que escondem na sua frente.

·      Reagir quando vê pessoas desconhecidas.

·      Utilizar consoantes (angu, dada).

·      Que ficará em pé com o apoio.

·      Que engatinhará ou se deslocará pela casa.

·      Que imitará brincadeiras com as mãos (palminhas).

·      Que procurá  jogar objetos para que outra pessoa devolva.

·      Que tentara comer com as mãos.    

·      Ausência de uma ou mais condutas normalmente adquiridas aos 6 meses.

·      Dificuldade no sono ou na alimentação.

·      Movimentos rígidos.

·      Irritável (atividade e choro em excessso).

·      Passividade excessiva.

         Fonte: CLAP, 1996

 

 

IMPORTANTE

 

COM 7 MESES

Coordenação motora grosseira:  senta-se sem apoio; vira-se e ambas as direções.

Coordenação motora fina:  consegue comer com maior firmeza;alcança quando sentado com movimentos de agarrar; move-se de bruços para a frente para pegar um objeto for a do alcance;suporta algum peso nas pernas quando colocado de pé

7 MESES:COMEÇA A MOSTRAR HUMOR; QUER SER INCLUIDO NAS INTERAÇÕES SOCIAIS. QUER EXPLORAR E MANIPULAR TUDO

 

 

COM  8 MESES                  

Coordenação motora grosseira: suporta todo o seu peso nas pernas; gostar de movimentos tipo pular; quando sentado dá um giro para procurer objetos caídos; fica na posição sentada usando os braços.

Coordenação motora fina:  transfere objetos de uma mão para outra; junta pequenos objetos e pega-os  com a mão fechada; pega objetos fazendo uma “pinça” com o polegar indicador

8 MESES: OLHA-SE NO ESPELHO E TEM CONSCIÊNCIA DE QUE É SUA IMAGEM

 

Como é o crescimento do bebê de 7 a 9 meses 

- Ganho de peso = 500 g/mês (10 a 15 g/dia)

- Comprimento = 1 cm/mês

- Perímetro cefálico = 0,5 cm/mês

 

DESENVOLVIMENTO DOS 6 AOS 9 MESES

            Começa a sentar sózinha, permanecendo com as costas já mais retas, por algum tempo. Descobre os pés, estuda-os e, se possível, leva-os à boca.

            Já consegue controlar melhor as mãos, não só apanha e segura objetos, como já se torna capaz de soltá-los voluntariamente, o que não era capaz de fazer antes dos 6 meses.

            Começa a emitir sons, balbucia, vocaliza, ainda sem dar-lhes sentido, apenas repete-os como uma forma de aprendizado, de aperfeiçoamento.

            Na vida de relação já é capaz de procurar e descobrir objetos que escondemos próximos a ela, é uma forma de brincar.

            Próximo aos nove meses começa a deslocar-se no ambiente, arrastando-se ou, mais freqüentemente, engatinhando.

O que fazer: Estimular sua independência, mesmo que se suje; deixe-a tocar e remexer na comida, que role no chão; apesar de espalhar água, deixe-a brincar no banho; cante; conte-lhe estórias, brinque em frente ao espelho; escute-a e responda com diferentes tons e palavras. Ensine-lhe movimentos: bater palmas, fazer gestos de despedida, etc. Ao trocá-la e no banho, diga o nome das partes do corpo que toca. Deixe-a o mais livre possível, mas não sem limites, não deixe que faça o que não pode, que corra riscos de acidentes, estabeleça os limites, porém sem castigá-la.            Supervisione sempre suas  atividades, mesmo que à distância. Avise-a um pouco antes do horário que irá dormir, deixe que se deite com um objeto familiar ou seu brinquedo preferido, não o retire de suas mãos, isto pode ajudá-la a relaxar.

                                  Adaptado, Programa de Educação em Saúde, SBP