DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR: PERFIL, CONDUTA, ANTECIPAÇÃO E ALERTA

 

DE 04 ANOS

 

 

PERFIL

CONDUTAS ADQUIRIDAS

 

COMEÇA A

ANTECIPAR PARA A MÃE

ALERTA

Apresenta novas aquisições,desenvolve sua independência e aperfeiçoa sua autonomia. É o ponto mais alto do equilíbrio motor com grande domínio da rotação do pulso e antebraço. Sua expressão verbal é mais imaginativa, conversa e se interessa por tudo perguntando o “por que” de cada coisa. Escuta os outros e é capaz de compartilhar bricadeiras. 

·      Constrói torres com 8 ou mais cubos.

·      Copia um círculo.

·      Copia uma linha reta.

·      Desenha 3 ou mais partes da figura humana.

·      Dá respostas coerentes a sintuações que se apresentam (por exemplo que fazer quando tem fome).

·      Pula 20 cm com os pés juntos.

·      Controla os esfíncteres.

·      Compartilha brincadeiras.  

·      Fazer nós e laços.

·      Dominar o uso do garfo.

·      Andar de bicicleta com rodinhas.

·      Recortar com tesoura.

·      Decorar canções e vestir-se com pouca ajuda.

·      Tomar banho sozinho.

·      Afirmar sua personalidade, resistindo a autoridade dos adultos.

·      Fazer muitas perguntas (por que?).   

·      Que tomará banho, que vai colocar e tirar a roupa sozinha e sem dificuldades.

·      Que utilizará tempos verbais e plurais corretamente.

·      Que usará a faca.

·      Ausência de uma ou mais das condutas normalmente adquiridas aos 4 anos.

·      Dificuldades com a alimentação ou o sono.

·      Dificuldade para relacionar-se: inadaptaçào ao jardim de infância, medos persistentes e generalizados,ausência de brincadeiras, brincadeiras repetitivas, impulsividade, passividade, hiperatividade, inibição, agressividade excessiva.  

 

 

                                   Fonte: CLAP

 

 

DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR: COMPORTAMENTOS E ATITUDES- DE 04 A 05 ANOS

 

ALIMENTAÇÃO

 

 

HIGIENE

SONO

LINGUAGEM

MOTRICIDADE

RELACIONA-MENTO

 

COMO É A CRIANÇA?

Aumenta a independência e a iniciativa de ajudar os outros.

Começam os primeiros indícios de pudor e da necessidade de privacidade. Explorando seu corpo a criança pode ter ocasionalmente  condutas masturbatórias.

Embora a criança exija menos a presença dos pais ajuda muito que a acompanhem e leiam histórias.

Sua expressão verbal é mais imaginativa. Conversa e se interessa por tudo. Começa a etapa dos por que.  

Obtém maior domínio motor, maior domínio da rotação do punho e do antebraço. Tem muita imaginação.

A criança ainda não tem uma definição exclusiva de sua identidade sexual, por tanto, é comum que imite algumas condutas do sexo oposto. Também é comum  que brinquem de médico para reconhecer e explorar suas diferenças.

 

 

ATITUDE MATERNA  E DA FAMÍLIA

Deixá-la por e tirar a mesa, e ajudar a servir os pratos frios

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: CLAP, 1996

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Não reprimi-la nem castigá-la. Se essas condutas são muito frequentes, consultar. Não é conveniente que os pais ou irmãos andem nus pela casa, nem que tomem banho juntos para respeitar o pudor e a necessidade de privacidade da criança. Favorecer situações nas quais tome banho, tire a roupa e escove os dentes sozinho embora não possa fazê-lo muito bem.     

Continuar com as sugestões do período anterior.

Escutar atenciosamente  e responder de maneira simples e sincera. Isso também se aplica a assuntos como a sexualidade e a morte.

Continuar com as sugestões do período anterior.

Não reprimir esses comportamentos se são ocasionais, senão consultar. Não se surpreender se manifesta desejo de casar-se com um dos pais; explicar que existem diferentes formas de amar. Quando colocar limites não usar ameaças, nem chantagens, nem castigos adiados (não ver TV durante uma semana). Quando houver um mal comportamento avisar a criança qual será  a atitude dos pais para que perceba a zanga, desgosto ou tristeza.