DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR: PERFIL, CONDUTA, ANTECIPAÇÃO E ALERTA-4-5 MESES
COM 4 MESES
Coordenação motora grosseira: ergue a cabeça a 90 graus quando está deitado de bruços; mantém a cabeça firme quando colocado em pé; mantém a parte superior do corpo com os braços quando deitado sobre o estomago; consegue virar-se de lado;
Coordenação motora fina: alcança objetos; aperta um chocalho e leva-o a boca
PERFIL | CONDUTAS ADQUIRIDAS | COMEÇA A | ANTECIPAR PARA A MÃE | ALERTA |
Começa o reconhecimento de seu corpo e o desenvolvimento da coordenação ócular manual e audio-visual. Responde aos estímulos emitindo sílabas. | · Sustenta perfeitamente a cabeça. · Mexe a cabeça e os olhos procurando o som (tocar um sininho a mais ou menos 30 cm de cada lado da cabeça sem que a criança veja). · Sorri; ri como resposta as brincadeiras de adultos. · Gira a cabeça acompanhando um objeto que se desloca lentamente na altura de seus olhos, a aproximadamente 60 cms. | · Ficar sentada com apoio. · De bruços levanta a cabeça e o tronco apoiando-se nas mãos e nos antebraços. · Tenta segurar objetos. · inicia a balbuciar: da, da; ma, ma. | · Que nos próximos meses (6-7m) se sentará sozinha sem apoio. · Que mudará de posição por si mesma. · Que colocará na boca objetos ou partes do seu corpo. · Que reagirá quando veja caras ou lugares estranhos. · Que responderá com movimentos corporais ao escutar seu nome. | · Ausência de uma ou mais condutas normalmente adquiridas aos 4 meses. · Dificuldade na alimentação ou no sono. · Ausência de sorriso social. · Insensível a dor. · Irritável (atividade e choro excessivo). · Passividade excessiva.
Fonte: CLAP, 1996 |
IMPORTANTE: VOCALIZA OU SORRI PARA COMEÇAR OU RESPONDER À SOCIALIZAÇÃO. NA MEDIDA EM QUE AUMENTA SUA MOBILIDADE, SE TORNA MAIS CURIOSO.
COM 5 MESES:
Coordenação motora grosseira: mantém a cabeça firme quando é colocado em pé; consegue virar-se para um lado; flexiona os braços e arqueia as costas para erguer o peito; “balança-se” sobre o estomago, dá “chutes” com as pernas e faz movimentos como o de “nadar” com os braços; agarra os pés e leva-os até a boca quando deitado de costas.
Coordenação motora fina: agarra e faz força para tentar alcançar os objetos
IMPORTANTE: GOSTA DE BRINCADEIRAS SOCIALIZANTES;INTERESSA-SE POR OUTRAS CRIANÇAS, PRINCIPALMENTE SEUS IRMÃOS;DEMONSTRA EXPECTATIVAS;ERGUE OS BRAÇOS PARA QUE O PEGUEM; AGARRA QUANDO ALGUÉM O SEGURA.