DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR: PERFIL, CONDUTA, ANTECIPAÇÃO E ALERTA-4-5 MESES

 

COM 4 MESES

Coordenação motora grosseira: ergue a cabeça a 90 graus quando está deitado de bruços; mantém a cabeça firme quando colocado em pé; mantém a parte superior do corpo com os braços quando deitado sobre o estomago; consegue virar-se de lado;

Coordenação motora fina: alcança objetos; aperta um chocalho e leva-o a boca

 

PERFIL

CONDUTAS ADQUIRIDAS

COMEÇA A

ANTECIPAR PARA A MÃE

ALERTA

Começa o reconhecimento de seu corpo e o desenvolvimento da coordenação ócular manual e audio-visual. Responde aos estímulos emitindo sílabas.

·      Sustenta perfeitamente a cabeça.

·      Mexe a cabeça e os olhos procurando o som (tocar um sininho a mais ou menos 30 cm de cada lado da cabeça sem que a criança veja).

·      Sorri; ri como resposta as brincadeiras de adultos.

·      Gira a cabeça acompanhando um objeto que se desloca lentamente na altura de seus olhos, a aproximadamente 60 cms.  

·      Ficar sentada com apoio.

·      De bruços levanta a cabeça e o tronco apoiando-se nas mãos e nos antebraços.

·      Tenta segurar objetos.

·      inicia a balbuciar: da, da; ma, ma.

·      Que nos próximos meses (6-7m) se sentará sozinha sem apoio.

·      Que mudará de posição por si mesma.

·      Que colocará na boca objetos ou partes do seu corpo.

·      Que reagirá quando veja caras ou lugares estranhos.

·      Que responderá com movimentos corporais ao escutar seu nome.

·      Ausência de uma ou mais condutas normalmente adquiridas aos 4 meses.

·      Dificuldade na alimentação ou no sono.

·      Ausência de sorriso social.

·      Insensível a dor.

·      Irritável (atividade e choro excessivo).

·      Passividade excessiva. 

 

Fonte: CLAP, 1996

 

 IMPORTANTE:  VOCALIZA OU SORRI PARA COMEÇAR OU RESPONDER À SOCIALIZAÇÃO. NA MEDIDA EM QUE AUMENTA SUA MOBILIDADE, SE TORNA MAIS CURIOSO.

 

        COM 5 MESES:

Coordenação motora grosseira:  mantém a cabeça firme  quando é colocado em pé; consegue virar-se para um lado; flexiona os braços e arqueia as costas para erguer o peito; “balança-se”  sobre o estomago, dá “chutes” com as pernas e faz movimentos como o de  “nadar” com os braços; agarra os pés e leva-os até a boca quando deitado de costas.

Coordenação motora fina:   agarra e faz força para tentar alcançar os objetos

IMPORTANTE: GOSTA DE BRINCADEIRAS SOCIALIZANTES;INTERESSA-SE POR OUTRAS CRIANÇAS, PRINCIPALMENTE SEUS IRMÃOS;DEMONSTRA EXPECTATIVAS;ERGUE OS BRAÇOS PARA QUE O PEGUEM; AGARRA QUANDO ALGUÉM O SEGURA.