DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR: PERFIL, CONDUTA, ANTECIPAÇÃO E ALERTA

 

DE 05 ANOS

 

PERFIL

CONDUTAS ADQUIRIDAS

 

COMEÇA A

ANTECIPAR PARA A MÃE

          ALERTA

Toma iniciativa para ajudar mas necessita a aprovação de seus pais. Tenta chamar a atenção dos pais, sentir que amam e o aceitam como é. Começa a interessar-se em aprender a escrever e a ler. Sente que é grande.  

 

·      Fica em um pé só pôr 5 segundos ou mais.

·      Pula num pé só 3 vezes ou mais sem apoio.

·      Copia uma cruz.

·      Desenha 6 ou mais partes da figura humana.

·      Conhece o nome de seus pais.

·      Reconhece e diz o nome das cores primárias.

·      Usa corretamente os tempos dos verbos e os plurais.

·      Trepar em árvores e muros, inicia jogos de equilíbrio.

·      Amarrar os cordões.

·      Usar a faca sem dificuldade.

·      Atender pedidos ou ordens simples.

·      Inventar brincadeiras e mudar as regras durante o jogo.

·      Divertir-se nas brincadeiras compartilhadas com outras crianças.

·      Entrada na escola formal.

·      Ausência de uma ou mais condutas normalmente adquiridas aos 5 anos.

·      Dificuldades na alimentação, sono ou controle de esfíncteres.

·      Dificuldade para relacionar-se: impulsividade, passividade, hiperatividade, inibição, ausência de brincadeiras, agressividade excessiva, medos persistentes e generalizados, não manifestação de culpa, excesso de fantasias (confunde fantasia com realidade), tendência persistente e óbvia a exibir-se ou a olhar os outros.    

 

  Saber que aos 5 anos a criança:  Aprenderá a dar laço no sapato; saberá vestir-se sob supervisão; desenha pessoa com corpo; conta histórias; fala sentenças com mais de 5 palavras; conhece 5 cores

                                                                                                                                                             Fonte: CLAP, 1996

                        DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR: COMPORTAMENTOS E ATITUDES

DE 05 A 06 ANOS

 

 

ALIMENTAÇÃO

HIGIENE

SONO

LINGUAGEM

MOTRICIDADE

RELACIONA-MENTO

COMO É A CRIANÇA?

Tem bom manejo da comida e já não derrama..

Demanda privacidade para se vestir e tomar banho.

O sono vespertino já não é indispensável. Pode ir para a cama sem que seja necessário acompanhá-la. 

Como amplia seu círculo de relações com amigos e professores aumentam suas perguntas e conhecimentos. Ainda não sabe medir bem o tempo; não sabe quanto “falta para”. 

 

Gosta dos jogos de equipe. Começa a respeitar as regras e a esperar a vez. 

Se tem irmãos é frequente a rivalidade e os ciúmes especialmente em relação aos pais. 

ATITUDE MATERNA E DA FAMÍLIA

Pode começar a usar faca.

Respeitar seus gostos e privacidade.

Manter uma rotina nos horários.

Apoiá-la na pronúncia, no vocabulário e na construção de frases. 

Ensiná-la a amarrar os cordões dos sapatos. Realizar atividades ao ar livre para fazê-la conhecer o mundo que a rodeia. 

Não mostrar preferências por algum. Estimular a procura de solução dos problemas entre eles, intervindo somente quando for necessário e sem recriminações. Depois conversar individualmente pra favorecer outras condutas menos violentas que evitem riscos de enfrentamentos.

                                                                                                                                                                                                                                           Fonte: CLAP

Alimentação- 5 a 6 anos

 

  • Provoca conflitos por causa de suas preferências.
  • Escolhe a comida influenciada pelos pais ou amiguinhos.

                Gosta de ajudar no preparo da comida