Orientações aos 7 anos

 

 Crescimento – inicio da segunda repleção

 

Trata-se de uma fase de crescimento estável e essa estabilidade permanecerá até o início da puberdade, quando por ação hormonal o crescimento estatural sofre uma aceleração importante (período do estirão pubertário). Nessa fase o ganho de peso deve ser de:

- Peso: cerca de 2 a 2,5 kg ao ano

- Estatura: aumento de 4 a 6 cm por ano

 * A variação de altura de criança para criança nessa fase pode ser muito grande – influencia por fatores genéticos e ambientais. Algumas entrarão na puberdade antes e outras depois. As meninas tendem a ser mais altas que os meninos, situação que se inverte no final da adolescência. Atenção ao ganho de peso excessivo nessa fase, é muito importante que a criança chegue na puberdade com a relação peso para altura equilibrada.

 

Teste de acuidade visual

 

Perfil do comportamento  - Interiorização ( a idade pensativa ) .

Idade do aqui e agora  : reflexão e assimilação de experiência acumulada 

Mais calma , menos expansiva , mais cautelosa e mais perseverante .

Momentos de ação e momentos de reflexão 

 

Alimentação -  equilibrada . Evitar excesso de doces e massas .perigo!

 

- Orientação – estimular exercícios físicos . Estimular elogios e evitar reprimendas violentas ou injustas . A criança deve ser orientada a evitar “bancar o valente” em mar agitado ou águas desconhecidas .

Evitar exposição prolongada ao Sol das 10 às 14 horas .

 

- Livros , bicicletas , quebra-cabeças , programas de TV(só os compatíveis com a idade), manter material escolar em ordem (educação para a vida) , a criança deve auxiliar nas tarefas domésticas , atualizar mesada e sugerir hábitos de poupança , discutir conceitos éticos , incentivar atividades comuns com os pais e estimular  mais atividades com o genitor do mesmo sexo, procurar sempre que possível fazer  elogios a criança(reforço positivo).

 

Fonte: Pediatria- Diagnóstico e  Tratamento, Sarvier- 1998