DESENVOLVIMENTO: COMPORTAMENTO DE 15-60 MESES

 

Padrões Emergentes do Comportamento de 1 a 5 anos de idade*

 

 

Motor:

Adaptação:

 

Linguagem:

Social:

 

 

Motor:

 

Adaptação:

Linguagem:

Social:

 

 

 

Motor:

Adaptação:

 

Linguagem:

Social:

 

 

 

Motor:

Adaptação:

 

Linguagem:

Social:

 

 

Motor:

Adaptação:

Linguagem:

 

Social:

 

 

 

Motor:

Adaptação:

 

Linguagem:

Social:

 

 

 

Motor:

Adaptação:

Linguagem:

Social:

15 Meses

Anda sozinho, sobe escadas engatinhando

Constrói uma torre de três cubos; desenha uma linha com lápis; introduz uma pelota em uma garrafa

Jargão; segue comandos simples; pode dizer o nome de um objeto conhecido (bola)

Indica alguns desejos ou necessidades apontando; abraça os pais

 

18 Meses

Corre rigidamente; senta-se em cadeira pequena; sobe escadas segurando com uma mão; explora gavetas e latas de lixo

Constrói uma torre de 4 cubos; imita rabiscos; imita traço vertical; despeja pelota de uma garrafa

10 palavras (em média); identifica figuras; identifica uma ou mais partes do corpo

Come sozinho; busca ajuda quando em dificuldades; pode queixar-se quando sujo de urina ou fezes; beija os pais com lábios franzidos

 

24 Meses

Corre bem; sobe e desce escadas, um degrau de cada vez; abre portas; sobe em móveis; pula

Torre de 7 cubos (6 aos 21 meses); rabisco circular; imita linha horizontal; dobra uma folha de papel uma vez imitando outra pessoa

Reúne 3 palavras (sujeito, verbo e objeto)

Segura bem uma colher; freqüentemente conta experiências imediatas; ajuda a se despir; presta atenção a histórias ilustradas

 

30 Meses

Sobe escadas alternando os pés

Torre de 9 cubos; desenha linhas verticais e horizontais, mas geralmente não as unirá para formar uma cruz; imita o desenho de um círculo, formando figura fechada

Refere-se a si mesmo pelo pronome “eu”; sabe o nome completo

Ajuda a guardar objetos; finge em brincadeiras

 

36 Meses

Anda de triciclo; apóia-se momentaneamente sobre um pé

Torre de 10 cubos; imita a construção de “ponte” de 3 cubos; copia um círculo; imita uma cruz

Conhece a idade e o sexo; conta 3 objetos corretamente; repete 3 números ou uma frase de 6 sílabas

Participa de jogos simples (em “paralelo” com outras crianças); ajuda a vestir (desabotoa roupas e calça sapatos; lava as mãos

 

48 Meses

Salta em um pé só; arremessa uma bola; usa tesoura para recortar figuras; escala bem

Copia uma ponte de um modelo; imita a construção de um “portão” de 5 cubos; copia cruz e quadrado; desenha um homem com 2 ou 4 partes além da cabeça; aponta a maior de duas linhas

Conta 4 moedas com precisão; conta uma história

Brinca com várias crianças com o início da interação social e representação de papéis; vai ao banheiro sozinho

 

60 Meses

Pula corda

Desenha triângulo copiando; reconhece o mais pesado de dois objetos

Identifica 4 cores; repete frase de 10 sílabas; conta 10 moedas corretamente

Veste-se e despe-se; faz perguntas sobre significado de palavras; representação de papéis domésticos

* Os dados foram extraídos daqueles de Gesell (revistos por Knobloch), Shirley, Provence, Wolf, Bailley e outros. Após 5 anos, as escalas de Stanford-Binet, Wechsler-Bellevue e outras escalas oferecem as estimativas mais precisas do nível de desenvolvimento. Para que tenham sua maior utilidade, devem ser administradas apenas por uma pessoa experiente e qualificada.