Com 20 meses

 

  • Demonstra independência crescente e ao mesmo tempo pode sofrer de ansiedade de separação

Separações breves ajudarão seu filho a tornar-se mais independente; quando voltar, cumprimente calorosamente e dedique completa atenção a seu filho por algum tempol

Coordenação motora grosseira: sobe escadas; lança uma bola com a mão; torna-se curioso a respeito de novos objetos ou lugares

Coordenação motora fina: “dá comida” a uma boneca;  ergue uma torre de quarto cubos; gosta de pintar com os dedos

 

 

Com 21 meses-  Tenta imitar tudo que você faz.

 

Com 22 meses

 

  • Brincar com outras crianças torna-se mais importante
  •  Jogos paralelos: brinca com outras crianças, mas pode ser que ainda não se sinta atraído por brincadeiras participativas

Mostre a seu filho como se socializar

    1. planeje para seu filho jogos em dupla
    2. estimule-o a participar de jogos em grupo
    3. supervisione as brincadeiras com tranquilidade
    4. participle você também e dê oexemplo de de comportamento sociável

 

Com 23 meses—

 

Com o progresso da atenção, torna-se importante a construção da auto-estima

 

PARA ESTIMULAR A AUTO-ESTIMA DA CRIANÇA:

  • OFEREÇA-LHE AMOR A ATENÇÃO EM ABUNDÂNCIA
  • DÊ-LHE ESPAÇO PARA COMEÇAR A AUTO-MOTIVAR-SE
  • VOCÊ E SEU FILHO DEVEM RESPEITAR-SE; EVITE OEXCESSO DE CONTROLE
  • TENHA EXPECTATIVAS REALISTAS
  • ESTIMULE EXPECTATIVAS E LIMITES CLAROS E CONSISTENTES
  • LIMITE AS CRÍTICAS; QUANDO NECESSÁRIO CRITIQUE O COMPORTAMENTO  E  NÃO A CRIANÇA

                                                                                              

Fonte: Gutman, Leslie

 

24 meses- O desenvolvimento do bebê aos 2 anos 

Departamento de Saúde Escolar da SBP

 

No segundo ano de vida, seu filho explora os ambientes com muita curiosidade, mexendo em tudo. Ele está desenvolvendo suas habilidades motoras amplas e finas. Nesta idade, é preciso cuidar com a segurança do ambiente e a criança não pode ficar sem supervisão.

Os cuidados com a troca de fraldas, o banho, a alimentação e o sono podem contribuir para que a criança adquira bons hábitos de higiene e mesmo estimular a futura autonomia.

A alimentação é muito importante e deve ser variada, equilibrada e oferecida como parte das atividades de educação nutricional.

Por volta dos dois anos, inicia-se a retirada das fraldas e o uso do vaso sanitário, atividade que deve ser bem articulada entre a família e a creche.

Estímulo à comunicação oral

Se seu filho já estiver na creche, é importante verificar a qualidade do atendimento. Veja se são oferecidas atividades complementares às ações da família, visando ao desenvolvimento físico, psicológico, intelectual e social da criança.

Os ambientes devem ser arejados, bem iluminados, higiênicos, seguros e adequados ao estímulo dos bebês, com brinquedos de vários tipos, sempre seguros. A motricidade da criança é estimulada com brincadeiras ao ar livre e exploração do ambiente. Iniciam-se as atividades com massa de modelar, tintas e rabiscação. Não podem faltar estímulos à comunicação oral como músicas e histórias.

Assim como a sua casa, a creche tem que ser um ambiente seguro. Certifique-se que as escadas estejam protegidas com portões e as janelas com grades ou telas. Se tiver piscina, que tenha acesso restrito, com portão trancado a chave. Também deve ser evitado o acesso de crianças a certas dependências como a cozinha e depósito de produtos de limpeza. Verifique se as tomadas elétricas são protegidas ou fora do alcance dos bebês. O local onde os bebês dormem deve ser silencioso e constantemente supervisionado por um adulto.

Lembre-se que dos seis aos dezoito meses de vida acontece uma baixa na imunidade e todos os bebês ficam mais suscetíveis a infecções, principalmente àquelas causadas por vírus. Não leve seu bebê doente para a creche sem antes consultar o pediatra. Se ele estiver sendo medicado, prefira administrar os remédios em casa. Se for necessário dar alguma dose na creche, oriente a responsável pela criança e leve junto a receita médica e a bula do medicamento. Mantenha as vacinas em dia e sempre que seu filho receber uma dose, informe à creche para que eles acompanhem a reação do bebê.

Participe sempre das reuniões da instituição, para acompanhar o desenvolvimento das crianças, para opinar e conhecer o trabalho pedagógico.

 

Fonte: Departamento de Saúde Escolar da SBP