Existe uma grande preocupação mundial com o aumento da OBESIDADE no mundo. A OBESIDADE é um problema que não afeta somente os adultos, ela é uma doença que preocupa bastante pelo aumento dos seus índices na infância.

A OBESIDADE trás como conseqüências: aumento da pressão arterial, diabete , dislipidemia (aumento do colesterol) e mais recentemente, aumento dos casos de câncer. Com o aumento exagerado desta doença, existe uma preocupação mundial com a melhora dos hábitos alimentares e também com o incentivo à prática de exercícios. Já é consenso mundial que a prática de exercícios físicos DIMINUI os índices de obesidade, melhora a massa óssea e a força muscular em adultos, além de melhorar a pressão arterial, diabetes, doenças inflamatórias crônicas, cognição, auto-estima e consequentemente melhora psicológica. Desde 2006 existe uma preocupação em melhorar a prática de exercícios físicos em crianças, mas não se sabia o quanto de exercícios seriam recomendados, qual o melhor tipo de exercícios e quais seriam os reais benefícios do exercício físico para as crianças. Hoje em dia já se sabe dos benefícios da prática de exercícios físicos para crianças e também dos benefícios para crianças bastante pequenas (0 à 4 anos de idade). No Canadá, após avaliação de vários estudos científicos, desenvolveu-se um consenso sobre a prática de atividade física para crianças. Este consenso está de acordo com outros consensos dos Estados Unidos, Reino Unido e Austrália que preconizam as mesmas recomendações. PORQUÊ A ATIVIDADE FÍSICA É IMPORTANTE PARA AS CRIANÇAS? - Porque melhora o DESENVOLVIMENTO motor; - Melhora aquisição de habilidades de MOTRICIDADE FINA; - Promove o CRESCIMENTO; - Constrói ossos e músculos fortes; - Mantém e desenvolve a flexibilidade; - Promove a manutenção do peso adequado; - Melhora sistema cardio-circulatório; - Melhora postura; - Promove oportunidade de amizades; - Melhora auto-estima. Se você é pai ou cuidador de uma criança, você precisa ter consciência de dois ensinamentos importantes para promover a saúde e o bem estar delas: 1-Toda a criança necessita de pelo menos 60 minutos de atividade física moderada à intensa todos os dias; 2- Criança não deve ficar mais de 2 horas do seu tempo por dia em aparelhos de televisão e ou eletrônicos (computador, jogos, internet) principalmente durante o dia; QUAIS AS ATIVIDADES QUE SÃO RECOMENDADAS: As atividades físicas recomendadas devem ser compostas por atividades de moderada à forte intensidade, àquelas que deixam as crianças “sem fôlego” ditas aeróbicas, tais como: andar de bicicleta, nadar, correr, jogar futebol, basquete, ballet. Certamente estas atividades físicas devem ser realizadas de maneira que as crianças se divirtam com elas. COMO, NÓS ADULTOS, PODEMOS AJUDAR: 1-Servindo como exemplo, sendo ativos quando estamos com as crianças; 2- Incluir atividades físicas em programas familiares; 3- Estimular a ida à escola caminhando ou de bicicleta; 4- Pensar em uma atividade física quando ouvir: “não tenho nada para fazer, estou entediado”; 5- Estar sempre preparado para realizar com a criança uma atividade física, tendo em casa ou no carro bolas, pipas, bicicleta, frisbees (disco de plático que servem para jogar em rotação); 6- Encorajar a criança a trocar TV, computador e jogos eletrônicos por atividades esportivas; 7- Negociar tempo de utilização de computadores, TV e eletrônicos; 8- Trabalhar junto com a escola no aumento das atividades esportivas para as crianças; 9- Quando presentear a criança, comprar brinquedos que estimulem a atividade física como por exemplo: bicicletas, skates, cordas, pipas, discos de plástico, etc. Crianças pré-escolares, de 0 à 4 anos de idade também devem se exercitar diariamente. O tempo diário recomendado é maior comparado às crianças escolares e aos adultos. O que muda é o tipo de atividade física e a intensidade do exercício que varia conforme a idade da criança. A recomendação atual é de 180 minutos ou pelo 3 horas durante o dia em atividades que variam de acordo com sua faixa etária: 1 ano: brincar ou rolar no chão, gatinhar , brincar com bolas ou outros brinquedos que sejam seguros para a idade. Deixar a criança explorar o ambiente e para isso promover um lugar seguro sob supervisão de adultos ou educadores; 1-4 anos: promover atividades que estimulam o movimento como o caminhar, subir escadas, dançar, rastejar; brincar em lugares abertos para que se incentive o caminhar, o correr, subir obstáculos, pular. Já estão comprovadas os benefícios da atividade física para crianças pequenas e é consenso mundial que as crianças mantenham o mínimo necessário para manter a sua saúde. A atividade física para crianças de 0 à 4 anos de idade melhoram e mantêm o peso da criança , melhoram as habilidades motoras, melhoram o aprendizado e a atenção, melhoram a pressão arterial e a resistência à insulina, melhoram a composição óssea, além de promoverem a maior disposição e felicidade. Portanto, a atividade física é importante para lactentes, crianças pré-escolares e escolares e nós cuidadores devemos promover ambientes que permitam que as crianças se exercitem. Crianças não devem ficar parados por períodos prolongados a não ser que estejam dormindo. Todos nós precisamos ser mais ativos e dar o exemplo a elas. Fonte: Departamento Científico do Comportamento e Desenvolvimento da SBP OUTRAS DICAS PARA UMA ATIVIDADE FISICA IDEAL: Sempre trabalhar na motivação dos pais, salientando os benefícios da atividade física para crianças Estímulo ao bem estar e hábitos de vida saudáveis; Formação de hábitos de vida saudáveis no futuro; Estímulo para o desenvolvimento da massa óssea, muscular e articulações; Aumento da força e resistência muscular; Contribui na saúde e controle de peso; Redução do risco para doenças crônicas: doenças cardiovasculares, tumores, diabetes e hipertensão arterial; Promoção da convivência saudável em comunidade; Estímulo ao amadurecimento das habilidades cognitivas e motoras. Dicas importantes para que os pais estimulem seus filhos a gostar de praticar atividade física Crianças e adolescentes devem ter pelo menos 60 minutos por dia de atividade física moderada a vigorosa; Sirva de exemplo: organize eventos familiares ao ar livre que tenham momentos de prática de atividade física regular; Encoraje a criança a ser ativa. Ensine e participe de brincadeiras como: chutar bola, pular corda, andar de bicicleta, pega-pega, amarelinha, esconde-esconde, etc; Apoie a participação da criança e do adolescente em atividades esportivas individuais ou coletivas que ele goste. Natação, futebol, voleibol, etc; Estabeleça limites de tempo para ver televisão, computador e jogos eletrônicos. Alternando períodos de inatividade com atividade; O tempo de atividade física não precisa ser contínuo, deve haver períodos de sono, refeições, etc. pediatraonline.com.br