Toda mãe ou pai, pelo menos por uma vez, já se defrontou com a pergunta – “Do que brincaremos hoje?” ou “Como posso fazer parte da brincadeira de meus filhos”.

 

Com rotinas tão estressantes e horários cada vez mais apertados, na verdade o que todos nós queremos é que o tempo que temos para conviver com nossas crianças seja prazeroso, divertido, didático e reforce nossos laços familiares. Em um mundo, hoje, rodeado por computadores, videogames, facebook,whatsapp, instagran, e toda uma parafernália tecnológica, via de regra impessoal, essa equação parece ser um tanto difícil. Difícil, porém não impossível.

A leitura pode ser uma ótima, se não a melhor alternativa para uma brincadeira gostosa e saudável; ao mesmo tempo  dependendo da dinâmica de como é realizada, pode criar uma participação ativa dos pais em algo tão importante para o desenvolvimento infantil que é brincar.

Pensando desta forma o Instituto Ecofuturo elaborou a cartilha “Passaporte da Leitura - Brincar de Ler” com dicas e sugestões para nós pais, de como transformar a literatura em uma brincadeira agradável para eles , e também, para nós mesmos. Como o próprio título remete, a cartilha pode transformar-se em uma porta de entrada de nossos filhos ao mundo das palavras.

Além de todos estes motivos, também podemos encontrar nessa “nova brincadeira” um oásis para a correria de nosso dia-a-dia. Nestes momentos deixamos um pouco de lado nossos afazeres e obrigações e resgatamos aquela alma infantil que nunca nos deixou, mas que ficou adormecida, às vezes por muito tempo. Por alguns instantes voltamos a ser crianças novamente.

 

Extraido de http://www.spsp.org.br/spsp_2008/materias.asp?Id_Pagina=413&sub_secao=104