A faixa etária compreende crianças de sete a dez anos de idade.

Esse período caracteriza-se por maior atividade física, ritmo de crescimento constante com ganho mais acentuado de peso próximo ao estirão da adolescência. Há crescente independência da criança que, na maioria das vezes, inicia as atividades escolares por volta dos sete anos e formação de novos laços sociais com adultos e indivíduos da mesma idade. Essas transformações, aliadas ao processo educacional, são determinantes para o aprendizado em todas as áreas e para o estabelecimento de novos hábitos. Além da grande importância da família, a escola passa a desempenhar papel de destaque na manutenção da saúde (física e psíquica) da criança.

Objetivos:

  • O crescimento e o desenvolvimento em toda sua potencialidade;
  • A profilaxia e o reconhecimento de doenças causadas por escassez de nutrientes;
  • A profilaxia e o reconhecimento de doenças causadas pelo excesso de nutrientes;
  • A prevenção nutricional das doenças degenerativas do adulto.

Nas últimas décadas ocorreu um  excessivo consumo de alimentos industrializados e ricos em gordura em detrimento da ingestão de alimentos não processados. Houve ainda redução da atividade física para o desenvolvimento do trabalho e do lazer. Estas modificações determinaram o processo denominado transição nutricional, caracterizado pela queda das taxas de desnutrição, aumento da prevalência de obesidade e incremento de casos de “fome oculta” – deficiências nutricionais específicas, pouco evidentes clinicamente, mas prejudiciais à boa saúde. A OMS estimou, em 1997, que a obesidade atingia 203 milhões de adultos e 21,9 milhões de crianças no mundo.

Além de recomendações para alimentação no domicílio, tornam-se necessárias orientações sobre a merenda escolar e incremento da atividade física.

Recomendações Nutricionais

O cardápio deverá ajustar-se à alimentação da família, conforme a disponibilidade de alimentos e preferências regionais. As famílias devem ser orientadas sobre as práticas para uma alimentação saudável.

As refeições devem incluir, no mínimo, o desjejum, o almoço, e o jantar. A merenda escolar deverá adequar-se aos hábitos regionais, devendo ser evitados alimentos isentos de valor nutricional.

A seguir são apresentadas, resumidamente, as diretrizes gerais para a alimentação do escolar:

  1. Ingestão de nutrientes em quantidade e qualidade adequadas ao crescimento e desenvolvimento desta faixa etária.
  2. Alimentação variada, que inclua todos os grupos alimentares, conforme as DRI, evitando-se o consumo de refrigerantes, balas e outras guloseimas.
  3. Consumo diário e variado de frutas, verduras e legumes, ótimas fontes de calorias, minerais, vitaminas hidrossolúveis e fibras.
  4. Consumo restrito de gorduras saturadas e trans para profilaxia de arterosclerose e doença coronariana na vida adulta.
  5. Controle da ingestão de sal para prevenção da hipertensão arterial.
  6. Consumo adequado de cálcio para a formação adequada da massa óssea e profilaxia da osteoporose na vida adulta.
  7. Controle do ganho excessivo de peso através da adequação da ingestão de alimentos ao gasto energético e desenvolvimento de atividade física regular.

Para crescer com saúde

  • Manter um peso saudável.
  • Fazer uma atividade física diária.
  • Orientar as escolhas seguindo a pirâmide alimentar.
  • Consumir diariamente boa quantidade de grãos integrais, frutas e vegetais.

 Para garantir escolhas sensatas

  • Adotar dieta com pouca gordura saturada e pouco colesterol, moderada em gorduras totais e isenta de gorduras trans.
  • Escolher alimentos e bebidas com quantidades moderadas de açúcar.
  • Escolher e preparar alimentos com pouco sal.

          Para ensinar uma criança a se alimentar bem, os pais devem dar o exemplo, seguindo uma dieta saudável que forneça os nutrientes necessários para estimular o crescimento infantil.