
COMECE COM FRUTAS, POIS A MAIORIA DOS BEBÊS AS APRECIA. PREFIRA AS DA EPÓCA E OUTRAS DISPONÍVEIS NO MERCADO.NO INICIO OFEREÇA SOB FORMA DE SUCOS.
DEPOIS DEE DUAS SEMANAS, COMECE COM PAPINHAS DE FRUTAS QUE, AO CONTRÁRIO DOS SUCOS PODEM SUBSTITUIR UMA MAMADA. O MELHOR É OFERECER A MESMO TIPO DE FRUTA POR DOIS DIAS E OBSERVAR POSSÍVEIS ALTERAÇÕES, COMO INTESTINO PRESO OU SOLTO DEMAIS E ERUPÇÕES DE PELE.
AS FRUTAS PODEM SER RASPADAS COM COLHER OU AMASSADAS COM GARFO. SE O BEBÊ TIVER DIFICULDADES PARA MASTIGAR E ENGOLIR, PASSE AS FRUTAS POR PENEIRA DE MALHA NÃO MUITO FINA. AOS POUCOS, DEIXE A PAPINHA MAIS SÓLIDA. E, SE QUISER, MISTURE DUAS A TRÊS FRUTAS
NÃO HÁ NECESSIDADE DE COLOCAR SAL OU AÇUCAR NA COMIDA DO BEBÊ NEM NOS SUCOS
DOS 6 AOS 8 MESES EM DIANTE, O BEBÊ PODE COMEÇAR A SER ALIMENTADO COM PAPA SALGADA. NO INICIO A PAPA SALGADA, PODE SER FEITA COM BATATA, CENOURA, ABROBRINHA OU CHUCHU. DEPOIS DE UM A TRÊS DIAS, PODE-SE ACRESCENTAR ALGUM TIPO DE CARNE (EX. DE BOI, DE FRANGO), QUE É RETIRADA APÓS O COZIMENTO, APROVEITANDO-SE APENAS O CALDO. QUANDO O BEBÊ SE ACOSTUMAR COM A PAPA, PODE-SE INTRODUZIR A CARNE DESFIADA OU MUITO BEM PICADA.
ALIMENTOS NOVOS DEVEM SER INCLUIDOS GRADATIVAMENTE, TANTO PARA SE IDENTIFICAR POSSÍVEIS ALERGIAS COMO PARA ACOSTUMAR O PALADAR E AS PREFERÊNCIAS DA CRIANÇA. MAS PROCURE VARIAR O MÁXIMO.
UTILIZE PEQUENAS QUANTIDADES DE OLEO E CEBOLA E MUITO POUCO SAL. NADA DE CONDIMENTOS. OS ALIMENTOS DEVEM SER BEM COZIDOS, DEPOIS AMASSADOS OU PENEIRADOS; NUNCA USE O LIQUIDIFICADOR, POIS ISSO ISSO DIFICULTARÁ A ADAPTAÇÃO FUTURA DA CRIANÇA A ALIMENTAÇÃO SÓLIDA.
LEITE, DE PREFERÊNCIA O MATERNO CONTINUARÁ A SER OFERECIDO.
NÃO ALIMENTE O BEBÊ DIRETAMENTE DO RECEPIENTE EM QUE ESTÁ TODA A COMIDA, COLOQUE UM POUCO EM UM PRATO. ASSIM, A COMIDA QUE SOBRAR NÃO SERÁ CONTAMINADA PELAS ENZIMAS DA BOCA DA CRIANÇA QUE FICAM NA COLHER.
pediatraonline.com.br