Durante décadas os Pediatras, Nutrólogos e a Indústria de Alimentos tentaram achar uma fórmula mágica de substituísse o leite materno.

Inicialmente se promoveu a diluição do leite de vaca para facilitar a digestão e torná-lo em composição, mais parecido com o leite materno. Faltava, no entanto, adequar as calorias, adicionou-se então açúcar ou farinhas.

As gorduras não eram de fácil digestão (Gorduras Saturadas). Retirou-se então, as gorduras de origem animal e foram introduzidos os óleos vegetais, porém a qualidade não era a mesma do leite materno.

Progrediu-se a busca até chegar nas Fórmulas Infantis Modernas, com diversificação de finalidades e divisão por idades: fórmulas para prematuros, fórmulas para o primeiro e segundo semestre, fórmulas sem lactose, leites espessados para bebês regurgitadores, fórmulas hipoalergênicas e outras mais complexas como por exemplo para aqueles com Alergia ao Leite de Vaca e etc...

Hoje, existe o Composto Lácteo, que é o leite de vaca modificado para atender a necessidade de crianças em diversas faixas etárias e possuem composição Nutricional adequada para cada idade.

Estas Fórmulas NÃO SÃO LEITE DE VACA!

São leites cujos componentes foram deliberadamente trocados para melhores benefícios das crianças, como exemplo pode-se citar a retirada das gorduras saturadas presentes no Leite de Vaca e substituí-las por gorduras vegetais, balanceadas para que seus componentes tenham um perfil mais adequado à espécie humana. A Proteína também é modificada no sentido de melhorar a qualidade e diminuir a quantidade. Procedimentos desta natureza acarretam na diminuição dos riscos da obesidade, melhora do desenvolvimento cerebral e o estado imunológico. 

Dicas de uma alimentação saudável:

Na alimentação das crianças, deve-se tomar todo o cuidado para que além da escolha do “leite” mais adequado, seja também fornecida uma dieta saudável sob outros aspectos;

- Evite o consumo excessivo de açúcares e sal;

- Deve – se estimular a ingestão de frutas, verduras e dar preferência as carnes brancas às vermelhas;

- Oléos vegetais são mais adequados à saúde;

- Menos sucos e mais frutas!

O Leite de Vaca é bom somente para o Bezerro!

Siga sempre a orientação do seu Pediatra quanto à alimentação mais adequada.

Fonte: pediatraonline.com.br