Odontopediatria

Tudo o que você precisa saber para manter seus filhos bem longe da cárie.

Dra Tarsyla Alencar

 Além de dentista, eu também sou mãe de 3 meninos e sei como é a rotina matinal, naquela pressa para arrumar as crianças para a escola, tomar café-da- manhã , verificar agendas, organizar o material...

-Por que a escolha de um odontopediatra e não o dentista da família?O odontopediatra é o profissional preparado para cuidar de crianças desde cedo, com conhecimento técnico e abordagem psicológica adequada ao atendimento de bebês, crianças e adolescentes.

A cárie é o maior problema dentário em bebês e pré-escolares, mas pode ser 100% evitada!

Todas as crianças podem crescer com um sorriso saudável se os pais cultivarem bons hábitos de higiene bucal desde o nascimento. Cuidar bem dos dentinhos do bebê é essencial, pois a cárie pode atacá-los tão logo comecem a nascer!

Existe e é comum a concepção que os dentes de leite, por serem temporários, não precisam de cuidados e tratamento. Eles são realmente temporários, porém nem por isso devem ser descuidados.

Ao nascimento, todas as partes do corpo do recém-nascido precisam ser examinadas pela equipe neonatal da maternidade, inclusive a boca, que é fundamental ao lactente para sugar, deglutir e realizar o aleitamento materno.

Certamente uma imagem que vem a cabeça quando falamos em higiene bucal da criança é aquele menino ou menina na ponta dos pés ou em cima da cadeira, debruçado na pia para escovar os dentes. Mas os cuidados com a higiene bucal iniciam-se bem antes e envolve algumas escolhas onde o pediatra e o dentista deve participar.

Não há nada mais gratificante do que ver um lindo sorriso no rostinho de nossos filhos. E para que isto seja proporcionado, é fundamental que pais e responsáveis saibam da importância dos dentes de leite, também chamados dentes decíduos, no desenvolvimento da criança.

 

Os dentes decíduos (dentes de leite) começam a cair em torno dos 6 anos de idade e são substituídos pelos permanentes, numa taxa de cerca de 4 dentes ao ano. Esse é um momento especial para a adequada higienização da boca para se reduzir a incidência de cáries nos dentes permanentes.

 
A cárie é o maior problema dentário em bebês e pré-escolares, mas pode ser 100% evitada!
Todas as crianças podem crescer com um sorriso saudável se os pais cultivarem bons hábitos de higiene bucal desde o nascimento.

Em alguns bebês é possível que nasçam os primeiros dentes no final dos 6 meses. Mesmo crianças amamentadas precisam ser submetidas à higienização oral com gaze ou dedeira úmida em água filtrada depois da mamada.

             Diminuir o consumo de açúcares de maneira geral. Não colocar açúcar, mel ou doces na chupeta. Alimentação exclusivamente no peito materno nos primeiros meses. Quando se utiliza mamadeira não deixá-la muito tempo na boca do bebê.

Consultório

Av. Santos Dumont, 5753, Sala 708 (Torre Saúde) - Ver no mapa

Papicu - Fortaleza - CE

(85) 3261-40433   |   (85) 3265-8265