Psi / Emocional

Acompanhar o desenvolvimento de uma criança pode ser um dos exercícios mais prazerosos do mundo, especialmente para mães e pais de primeira viagem.

 Primeiramente vamos entender quem são essas crianças especiais ou crianças com necessidades especiais.

 Que pai ou mãe nunca sonhou com uma refeição tranquila, com os filhos sentados a mesa saboreando alimentos nutritivos sem a preocupação se estão comendo a quantidade e qualidade adequadas?

Foi-se o tempo em que brincar com música era considerada apenas uma forma de se divertir e se sentir bem.

A forma como a criança compreende suas emoções é de fundamental importância, não só para ela, mas também para os pais saberem como manejá-las.

Muitas mães, interessadas em aprender e estimular seus filhos com brincadeiras musicais procuram aulas de musicalização infantil.

Departamento Científico de Pediatria do Desenvolvimento e Comportamento da SBP

Os livros:

 

1-   FILHOS, da gravidez aos 2 anos

Pais amorosos que usam o tapa como instrumento pedagógico estão desinformados. É preciso tomar cuidado com certas “verdades” estabelecidas, mesmo que passadas de geração a geração.

Uma dúvida muito freqüente dos pais é a de quando devemos intervir nas crianças com sucção prolongada do polegar.

As birras são manifestações comportamentais observadas com relativa frequência nas crianças.

Com certeza é o ambiente em que a criança vive, o que a torna mais desenvolvida e feliz. Particularmente um ambiente onde exista a aceitação, a compreensão e a rotina.

E o amor?

Desde nossa vida intrauterina até a velhice estamos descobrindo sensações e nos conhecendo, em nossos sentimentos: o que gostamos, o que nos dá prazer, o que nos desagrada.

Ainda dentro do útero, o primeiro sentido estimulado e usado é a audição: escutamos e nos acalmamos com o som da voz de nossa mãe e nos assustamos com barulhos repentinos e desconhecidos.

 

Nessa etapa o controle motor e a interação com o ambiente já estão muito fortalecidos. Por isso é um momento muito criativo para estimular a linguagem e as brincadeiras dentro e fora de casa. Aproveite essa fase de aprendizado e contato com o ambiente.

O medo é um sentimento comum a todos os seres humanos.

Estimulando bebês em casa com a música - Parte 1

Até pouco tempo, as crianças apresentavam os medos comuns da infância: medo do escuro, de barulho, de certos animais... 

Ler para os filhos é uma atividade que os ajuda a relaxar, amadurecer e entender os sentimentos, além de incentivar a imaginação, desenvolver a criatividade, facilitar a alfabetização e ainda estreitar os laços entre mães e filhos.

 Para se tornar um falante da língua materna, a criança percorre um longo caminho que, inclusive, começa antes mesmo de seu nascimento.

CRIANÇA QUE NÃO CONTROLA A URINA

Ai essa mania de usar terminologias em inglês... Até parece que isso é coisa nova...Trata-se apenas da fase em que a criança vive aos dois anos de idade. Vivemos em uma sociedade que gosta de rótulos. Então agora, é tudo por causa dos “Terribles Two“.

A enurese é definida como a eliminação repetida e voluntária ou involuntária de urina na roupa ou na cama após a idade do desenvolvimento em que o controle vesical deve estar estabelecido.

Assim que um bebê nasce a mamãe não quer mais se separar dele, nem mesmo para colocá-lo em um quarto diferente do dela para dormir, mas, isso não é de se espantar, afinal de contas foram 9 meses de gestação, andando pra cima e pra baixo juntinho com ele, criando um vínculo imenso.

Quando os pais se divorciam existem grandes variações de respostas á mudança que ocorreu no ambiente familiar. Os fatores que podem em muito ajudar em um bom desfecho psicológico na criança são:

 A anorexia e a bulimia são distúrbios alimentares dos quais o número de casos vem aumentando especialmente em adolescentes do sexo feminino e com boa condição socioeconômica e cultural.

Pense na seguinte situação: você marcou com alguns casais de amigos de sair com a família para comer pizza, conversar, dar risada etc.

Imagine a cena: Você está cansado, entrou no seu carro depois de um dia cansativo e sabe que vai encarar um trânsito terrível. Quanto stress e desânimo! Porém, ao ligar o rádio, percebe que sua música preferida está tocando.

E agora? Já é o momento? Como fazer? Pinico ou adaptador de vaso sanitário? Essas e outras mil perguntas surgem na cabeça das mamães no momento do desfralde; mas calma, estamos aqui para ajudá-la a passar por esse momento com mais tranquilidade e segurança.

Toda criança fica vidrada nos animais. Os olhos se tornam um misto de alegria, curiosidade e, às vezes, medo, quando surge por perto um cãozinho, um gatinho, um pássaro ou qualquer outro bichinho. É um verdadeiro momento de êxtase para eles e de contemplação para os adultos, que, nesta hora, certamente se perguntam “o que será que eles pensam sobre os animais?”. Mais do que alegria e curiosidade, pesquisas revelam que ter um pet em casa pode trazer inúmeros benefícios para os pequenos e para toda a família.

Nada é mais encantador e gratificante do que perceber que seu filho está se desenvolvendo. Cada aprendizagem nova, por menor que seja sempre traz alegria para os pais, que ansiosos, esperam por cada nova resposta aos estímulos oferecidos. Um dos momentos mais esperados do desenvolvimento da criança é a fala, pois desta forma ela pode comunicar seus pensamentos e emoções.

Consultório

Av. Santos Dumont, 5753, Sala 708 (Torre Saúde) - Ver no mapa

Papicu - Fortaleza - CE

(85) 3261-40433   |   (85) 3265-8265