CRIANÇA QUE NÃO CONTROLA A URINA

 

·           Criança que urina na cama durante a noite

Orientação aos pais

Lembrete aos pais – manter-se seco durante a noite é uma tarefa difícil. Algumas crianças exigem mais tempo que as outras para conseguir esse objetivo, mas todas acabam conseguindo. O motivo dessa dificuldade é uma bexiga pequena ou um mau controle da bexiga, problemas esses que são geralmente de causa hereditária. Se os pais agirem errada, poderão trazer problemas psicológicos. Para evitar isso siga as instruções (idade mínima: 5 anos ) .

Evitar líquidos após o jantar.

- Faça sempre seu filho urinar (secar a bexiga) antes da hora de deitar.

  • O que a criança deve vestir para dormir – a) Fraldas e calças plásticas não devem ser usadas após os 4 anos; suspender mais cedo ainda , se a criança assim o desejar ;
  • - Proteger a cama – proteger o colchão com um lençol de plástico transparente;

 - Durante o dia (no máximo até as 4 da tarde) no período em que a criança não está na escola, estimule-a a tomar bastante liquido (½ copo por hora). Quando a criança sentir vontade de urinar, ela deve fazer outra coisa durante 10 segundos e, assim, adiar a primeira urgência. Esta ocorrerá, de novo, após 20 ou 30 minutos. Ajude seu filho a adiar as respostas quantas vezes for possível. Isto ajuda a aumentar a capacidade da bexiga. Não esqueça de elogiar pelos sucessos e dar um prêmio pelos recordes.

- Toda vez que a criança vai ao banheiro para urinar ela deve praticar um exercício de interrupção do jato urinário - quando já urinou um pouco, ela deve segurar a urina, contar devagar até 10 e depois esvaziar o resto (ou interromper outra vez por 10 segundos) isto fortalece a musculatura da bexiga. Se a criança não consegue se manter seca durante a noite (bexiga pequena), ela deve se levantar uma vez por noite para ir urinar no banheiro. Isto pode ser feito de várias maneiras:

1o ) O melhor é que a criança acorde sozinha. Ao deitar a criança deve conversar com os pais mentalizando a intenção de acordar e ir ao banheiro.

2o ) Se isto falha, use um despertador ou rádio-relógio regulado para 3 ou 4 horas depois da criança ter ido para a cama. A criança deve aprender a regular o despertador por si mesma e deve treinar durante o dia, deitada na cama e com os olhos fechados.

3o ) Se ainda não der certo, os pais devem acordar a criança – ela deve ir andando para o banheiro e abaixar seu pijama .Quando a criança fica quase seca todas as noite durante 1 mês, ela pode ser acordada cada vez 15 minutos mais cedo, até poder passar a noite toda sem urinar .

Reforço – a criança deve colar uma estrela ou fazer uma marca no calendário todas as vezes em que a cama amanhece seca; nessa ocasião deve ser fartamente elogiada, atribuir um prêmio, previamente combinado, quando ela acumula 5 ou 10 estrelas. As crianças maiores devem manter um registro no caderno. Proibidos: ameaças, castigos, reprimendas e caçoadas; não fazer comentários quando a cama amanhece molhada.

Responsabilidade – os exercícios, as restrições de liquido e a manutenção do caderno de registros, uma vez ensinados, deve ficar sob responsabilidade da criança.

Acompanhamento - a criança deve levar ao médico o calendário e o caderno de registro, bem como contar os prêmios recebidos, nas consultas de seguimento

Os remédios são usados só em casos especiais e não substituem esse programa.

Observação importante – esse programa só pode ser iniciado após a consulta médica para excluir possível doença orgânica.

FONTE:  Pediatria- Diagnóstico e Tratamento, Sarvier-1998