Banho do recém-nascido 


A pele do bebê é muito sensível. Mais fina que a pele do adulto, ela ainda não é totalmente eficaz na sua função protetora.

São necessários cuidados especiais para evitar lesões que comprometeriam as funções essenciais da pele. Afinal, é ela que regula a temperatura do corpo, exerce uma barreira contra toxinas e infecções, mantém a água e o sal do organismo e responde pela sensação tátil. Preservar a integridade da pele é de fundamental importancia, especialmente no recém-nascido.

Os pais devem evitar o uso de substâncias não recomendadas pelo médico na pele do bebê. O uso exagerado de medicações cutâneas pode alterar a função da pele, aumentando os riscos de infecção.
 

Quais os cuidados na hora do banho?

 

Normalmente, a pele é ácida e esta acidez protege contra infecções. O uso de alguns produtos pode alterar o pH, tornando a pele do bebê mais alcalina, e aumentando as chances de infecções.

Para não alterar o pH, o banho do recém-nascido deve ser rápido, evitando o uso de substâncias que removam a camada de gordura da pele. Recomenda-se usar água fervida e resfriada até a temperatura do corpo (em torno de 36,5 °C), para não haver perda de calor. A temperatura ambiente deve estar em torno de 22 ºC.

O primeiro banho do recém-nascido, no hospital, deve ser retardado até haver estabilidade dos sinais vitais. Não é preciso dar banho imediatamente após o nascimento e o vérnix caseoso (a camada de gordura que recobre a pele do recém-nascido) não deve ser removido. Recomenda-se que a remoção do vérnix que não foi reabsorvido pelo organismo seja feita somente 24 horas após o nascimento.

Antes da queda do umbigo, recomenda-se um banho de bacia, sem mergulhar o bebê e cuidando para não molhar o coto umbilical. Não use sabonete nem detergente. Inicie a lavagem pelo rosto e pela cabeça e depois lave o resto do corpo. Não se deve esfregar a pele, para evitar lesões.

Após a queda do coto umbilical, e durante o primeiro mês do bebê nascido normal, o banho deve ser com água pura e três vezes por semana, exceto nos períodos de muito calor, nos quais é permitido banho diário para conforto do bebê, embora não seja obrigatório. Se, por ventura, você quiser usar sabonete, deve sempre escolher um sabonete neutro, sem qualquer aditivo ou odor, para não alterar a função da pele.

Ao dar banho no bebê, tenha o cuidado de manter pelo menos uma das mãos segurando a criança, para evitar acidentes como queda ou afogamento.

 

Fonte: Departamento de Neonatologia da SBP