Na intolerância à lactose há dificuldade em se digerir o açúcar (lactose) do leite e derivados.

Os sintomas são restritos ao trato gastrintestinal: diarréia, vômitos, distensão e flatulência.

Em crianças pequenas (< 2 anos) quase sempre esse quadro está associado a outros problemas (intolerância à lactose secundária à diarréia, doença celíaca, alergia ao leite, parasitoses). Por sua vez, em crianças maiores, a partir dos 3 anos, esse quadro pode acontecer sem significar doença. Isso porque a partir dessa idade a produção no intestino da enzima que digere a lactose (lactase) vai diminuindo e isso é normal.

O tratamento da intolerância à lactose é reduzir a quantidade de lactose da dieta, isso significa ingerir leite e derivados que contenham menor conteúdo de lactose. Não precisa excluir tudo de leite e derivados, como nos casos de alergia à proteína do leite de vaca. Varia de pessoa para pessoa a quantidade que será tolerada de lactose sem aparecimento de sintomas.

Felizmente, hoje há uma série de produtos que contém menor quantidade de lactose e que podem ser consumidos por intolerantes à lactose: leite de vaca com menor conteúdo de lactose, bebidas de soja, iogurtes, etc.

 

* Lembre-se: leite e derivados são fonte de nutrientes importantes, como o cálcio e por isso eles são importante e parte de uma alimentação saudável e variada.

 

Alimentos isentos ou com menor conteúdo de lactose:

iogurtes de soja

leites fermentados

queijos maturados

manteiga / margarina

leite com baixo teor de lactose

creme vegetal

creme de soja

leite condensado de soja

pães e bolos sem leite

tofu

cacau

chocolate de soja

alguns chocolates amargos

leite de coco

biscoitos sem leite

 

PS: NUNCA CONFUNDA INTOLERÂNCIA A LACTOSE COM ALERGIA A PROTEINA DO LEITE DE VACA

 

Fonte:  http://www.semlactose.com/

pediatraonline.com.br