Confira abaixo a tabela Desenvolvimento Normal:

Idade

(meses)

 

Desenvolvimento Normal

0-4

 

 

5-6

 

7-12

 

13-15

 

16-18

 

 

19-24

Deve assustar-se com ruídos altos, acalma-se com a voz da mãe, cessar momentaneamente suas atividades quando o som é apresentado em um nível de conversação

Começa a imitar sons no repertório da própria fala ou pelo menos vocalizar reciprocamente com um adulto

Deve localizar corretamente o som apresentado em qualquer plano

Deve responder ao nome, mesmo quando dito em tom baixo

Deve apontar para a fonte de um som inesperado ou pra objetos ou pessoas quando inquirido

Deve cumprir ordens simples sem indicações gestuais ou outras indicações visuais; pode ser treinado a alcançar um brinquedo interessante na linha média quando um som é apresentado

Deve apontar para partes do corpo quando inquirido; por volta de 21-24 meses, pode ser treinado para realizar audiometria com brincadeiras

De Markin ND: Early recognition and referral of hearing-impaired children. Pediatr Rev 6:151, 1984. Reimpresso com permissão de pediatrics

 

 

 

Critérios de encaminhamento para avaliação audiológica

Idade

 (meses)

Diretrizes para encaminhamento das crianças com atraso da “fala”

12

18

24

30

 

36

48

Não há balbucio diferenciado ou imitação vocal

Não há uso de palavras isoladas

Vocabulário de palavras isoladas menor ou igual a 10 palavras

Menos de 100 palavras; não há evidências de associações de duas palavras; ininteligível

Menos de 200 palavras; não há uso de frases telegráficas, clareza < 50%

Menos de 600 palavras; não há uso de frases simples; clareza menor ou igual a 80%

 

 

De Markin ND: Early recognition and referral of hearing-impaired children. Pediatr Rev 6:151, 1984. Reimpresso com permissão de pediatrics