Confira abaixo a tabela Desenvolvimento Normal:
Idade (meses) |
Desenvolvimento Normal |
0-4
5-6
7-12
13-15
16-18
19-24 | Deve assustar-se com ruídos altos, acalma-se com a voz da mãe, cessar momentaneamente suas atividades quando o som é apresentado em um nível de conversação Começa a imitar sons no repertório da própria fala ou pelo menos vocalizar reciprocamente com um adulto Deve localizar corretamente o som apresentado em qualquer plano Deve responder ao nome, mesmo quando dito em tom baixo Deve apontar para a fonte de um som inesperado ou pra objetos ou pessoas quando inquirido Deve cumprir ordens simples sem indicações gestuais ou outras indicações visuais; pode ser treinado a alcançar um brinquedo interessante na linha média quando um som é apresentado Deve apontar para partes do corpo quando inquirido; por volta de 21-24 meses, pode ser treinado para realizar audiometria com brincadeiras |
De Markin ND: Early recognition and referral of hearing-impaired children. Pediatr Rev 6:151, 1984. Reimpresso com permissão de pediatrics
Critérios de encaminhamento para avaliação audiológica
Idade (meses) | Diretrizes para encaminhamento das crianças com atraso da “fala” |
12 18 24 30
36 48 | Não há balbucio diferenciado ou imitação vocal Não há uso de palavras isoladas Vocabulário de palavras isoladas menor ou igual a 10 palavras Menos de 100 palavras; não há evidências de associações de duas palavras; ininteligível Menos de 200 palavras; não há uso de frases telegráficas, clareza < 50% Menos de 600 palavras; não há uso de frases simples; clareza menor ou igual a 80% |
De Markin ND: Early recognition and referral of hearing-impaired children. Pediatr Rev 6:151, 1984. Reimpresso com permissão de pediatrics