Recomendações Gerais Comportamentais para sincope vasovagal e hipotensão ortostática:

  1. Tome pelo menos 2 litros de líquidos por dia e aumente o sal da sua alimentação, exceto se houver contra-indicação (por exemplo: hipertensão arterial ou insuficiência cardíaca); 
  2. Alimente-se a cada 3 horas e durma adequadamente. 
  3. Use meias elásticas de média compressão (tamanho 3/4); 
  4. Evite, desde que possível, as seguintes situações: tempo prolongado em pé, calor excessivo, desidratação, levantar-se rapidamente, estresse exagerado. 
  5. Em caso de sintomas, realize as manobras de contração musculares e evite respirar rápida e amplamente: acalme-se e respire lentamente; 
  6. Caso os sintomas persistam, deite-se e coloque as pernas em posição mais alta que o tronco;
  7. Não se levante antes de 10 a 15 minutos desta posição, caso contrário, os sintomas poderão se repetir; se possível, beba um copo de água fria (natural). 

 

Instrução para Manobras Musculares

  • Utilize estas manobras como prevenção ou se sentir qualquer sintoma que possa levar a um desmaio. Pratique-as regularmente, mesmo quando não estiver sentindo nenhum sintoma. 
  • Contratura da mão consiste da contração máxima voluntária de uma bolinha de borracha (de aproximadamente 5-6 cm de diâmetro), com a mão dominante pelo tempo máximo tolerado, ou até os sintomas desaparecerem. 
  • Tensionamento dos braços consiste na contração isométrica máxima tolerada dos dois braços, ao se segurar uma mão com a outra e puxando-se os braços em direção contrária (abdução) pelo tempo máximo tolerado, ou até desaparecerem os sintomas. 
  • Cruzamento das pernas consiste em cruzar uma das pernas sobre a outra, tensionando-se esta perna e os músculos do abdome e glúteos pelo tempo máximo tolerado, ou até que os sintomas desapareçam por completo.(P.C.Trial. Van Djik et al. )      

 Dr. Thomaz de Andrade – Cardiologia & Arritmologia