DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR: COMPORTAMENTOS E ATITUDES

 

DE 18 A 24 MESES

 

 

ALIMENTAÇÃO

HIGIENE

SONO

LINGUAGEM

MOTRICIDADE

RELACIONA-MENTO

COMO É A CRIANÇA?

Adquire destrezas manuais mais complexas. A alimentação é um bom momento para a integração famíliar.

Atinge o nível de amadurecimento  para começar a auto-regulação (controlar os esfíncteres) e atender aos pedidos dos pais. Gosta de brincar com barro e areia. 

 

A partir desta idade  começam os pesadelos que podem persistir até os seis anos.

Emite frases  simples e cumpre ordens simples.

Melhora o equilíbrio e a coordenação. Adquire destrezas manuais mais complexas.  

São frequentes as birras sem razão aparente; são necessidades que a criança não domina e que expressa de maneira impulsiva.

 

ATITUDE MATERNA E DA FAMÍLIA

Não insistir que tenha bons modos ou que coma todo o tipo de comida; é importante que tente comer sozinha. Atenção: comer demais ou não comer nada pode indicar carências afetivas. Deixá-la participar na preparação das comidas (descascar ovos cozidos, misturar a salada, etc.). 

Aproveitar para induzir a hábitos de higiene. Ter paciência com o aprendizado do controle de esfíncteres. Apressar e castigar diminui sua autoconfiança e atrasa o processo de aquisição.  

Deixar um abajur acendido e acompanhá-la na hora de ir para a cama e contar-lhe uma história. Já não é necessário ter grades na cama.

Escutar sem corrigi-la permanentemente. Falar com ela de maneira correta e estimular a expressão de seus sentimentos positivos e negativos. Brincar com ela, cantar, dançar, imitar animais, mostrar coisas dizendo seus nomes, cores, formas, etc..  

Realizar jogos corporais. Dar papel para que pinte, desenhe, rasgue; e revistas para que olhe e vire as páginas. Oferecer brinquedos para jogar e arrastar, levá-la a lugares onde possa trepar, descer, etc..  

É normal que isso aconteça e não se deve perder a paciência. É necessário colocar limites firmes mas não violentos. A criança se angustia se a deixam sozinha com sua birra ou se a repreendem violentamente.  

 

                                               Fonte: CLAP,1996

                                              

 

 

DESENVOLVIMENTO: FÍSICO, COGNITIVO, EMOCIONAL E LINGÜÍSTICO

18 – 24 MESES

 

 

18 – 24 MESES DE IDADE

 

         DESENVOLVIMENTO FÍSICO. O desenvolvimento motor está aumentando nessa idade, com melhoras de equilíbrio e da agilidade e o início da capacidade de correr e subir escadas. A estatura e o peso aumentam a uma velocidade constante

         DESENVOLVIMENTO COGNITIVO. A permanência dos objetos está firmemente estabelecida; as crianças no segundo ano de vida prevêem para onde um objeto foi deslocado, embora o objeto não fosse visível enquanto estava sendo deslocado. A causa e efeito são bem compreendidos, e as crianças demonstram flexibilidade na solução de problemas. As transformações simbólicas nas brincadeiras não estão mais ligadas ao próprio corpo da criança, de modo que uma boneca pode ser “alimentada” com um prato vazio.

         DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL. Em muitas crianças, a independência relativa do período anterior dá lugar ao aumento do apego por volta dos 18 meses. As separações na hora de deitar freqüentemente são difíceis, com freqüentes falsos inícios e acessos de fúria. Muitas crianças usam um cobertor especial ou bichinho de pelúcia como objeto transicional. A percepção de si mesmo e os padrões interiorizados de avaliação surgem pela primeira vez nessa idade. Crianças pequenas que olham para um espelho, pela primeira vez, estenderão a mão em direção à própria face, e não em direção à imagem no espelho, se observarem um ponto vermelho no nariz ou algum outro aspecto incomum. Elas começam a reconhecer quando brinquedos estão quebrados e podem entregá-los aos pais para consertar.

         DESENVOLVIMENTO LINGÜÍSTICO. A denominação de objetos coincide com o advento do pensamento simbólico. As crianças podem apontar para objetos com o dedo indicador e não com toda a mão, como se estivessem chamando atenção para objetos não a fim de obtê-los, mas de descobrir seus nomes. Após a percepção de que as palavras podem significar objetos, o vocabulário da criança cresce de 10 – 15 palavras com 18 meses para até 100 ou mais com 2 anos. Após adquirir um vocabulário de cerca de 50 palavras, a criança começa a combiná-las para formar frases simples, o início da gramática. Nesse estágio, a criança compreende comandos de duas etapas, como “Dê-me a bola, e depois pegue seus sapatos” . O surgimento da linguagem verbal marca o fim do período sensitivomotor. Quando as crianças no segundo ano de vida aprendem a usar símbolos para exprimir idéias e resolver problemas, a necessidade de cognição baseada na sensação direta na manipulação motora diminui.

        IMPLICAÇÕES. Com a mobilidade crescente da criança, os limites físicos às suas explorações tornam-se menos eficazes; as palavras tornam-se cada vez mais importantes para o controle do comportamento e, também, para a cognição. As crianças com aquisição tardia da linguagem podem apresentar com maior freqüência alguns problemas comportamentais. O desenvolvimento da linguagem é facilitado quando os pais e cuidadores utilizam frases claras, simples, fazem perguntas e respondem a frases incompletas das crianças e comunicação gestual com as palavras apropriadas.

 

 

Fonte: Adaptado de Nelson Textbook of Pediatrics.