Desenvolvimento: físico, cognitivo e emocional

 

De 0-2 meses de idade

Desenvolvimento físico. O peso de um recém-nascido pode cair 10% abaixo do peso ao nascimento na 1ª semana, em virtude da excreção do excesso de líquido extravascular e possivelmente pela baixa ingestão. A ingestão aumenta quando o colostro é substituído por leite mais rico em calorias e gorduras, quando os lactentes aprendem a prender o seio materno e sugar com maior eficiência e quando as mães sentem-se mais à vontade com as técnicas de alimentação. Os lactentes devem recuperar ou ultrapassar o peso ao nascimento por volta de duas semanas de idade e crescer aproximadamente de 25 a 30 g/dia durante o 1º mês. Os movimentos dos membros consistem principalmente em contorções descontroladas, com abertura e fechamento das mãos aparentemente despropositados. O sorriso é involuntário. Já o olhar, as voltas da cabeça e a sucção estão sobre controle consciente e, assim, podem ser usados para demonstrar a percepção e cognição do lactente.

Inicialmente o sono e a vigília estão uniformemente distribuídos ao longo das 24 horas. A maturação neurológica leva à consolidação dos períodos de sono em blocos cada vez mais longos. Com 2 meses de idade, a maioria dos lactentes acorda brevemente duas ou três vezes para se alimentar; alguns dormem 4 a 6 horas, ou até mais sem interrupção. O choro atinge o máximo por volta de 6 semanas de idade, quando lactentes sadios choram até 3 h/dia, depois diminui para 1 h ou menos com 3 meses.

 

Desenvolvimento cognitivo. As atividades de cuidados fornecem estímulos visuais, táteis, olfativos e auditivos; todos esses estímulos desempenham um papel importante no papel da cognição. Os lactentes habituam-se ao familiar, respondendo cada vez menos a um estímulo repetido várias vezes, aumentando então sua atenção quando o estímulo se modifica. Os lactentes podem diferenciar entre padrões, cores e consoantes semelhantes. Reconhecem expressões faciais (sorrisos) como semelhantes, mesmo quando aparecem em rostos diferentes. Também podem comparar propriedades abstratas de estímulos, como contorno, intensidade, ou padrão temporal através de modalidades sensoriais. Os lactentes parecem buscar estímulos ativamente, como se estivessem satisfazendo uma necessidade inata de compreender o mundo.

 

Desenvolvimento emocional. A confiança desenvolve-se à medida que os lactentes aprendem que suas necessidades urgentes são atendidas regularmente. A disponibilidade constante de um adulto confiável cria as condições para uma ligação segura. Lactentes que são consistentemente colocados no colo e seguros em resposta a um choro angustiado choram menos com 1 ano e mostram comportamento menos agressivo com 2 anos. A importância emocional de qualquer experiência depende do temperamento individual da criança e das respostas do genitor. O sucesso ou o fracasso no estabelecimento dos ciclos de alimentação e sono determina os sentimentos de eficácia dos pais, apesar da importância inquestionável do temperamento do lactente.

Fonte: Nelson textbook of Pediatrics