A enurese é definida como a eliminação repetida e voluntária ou involuntária de urina na roupa ou na cama após a idade do desenvolvimento em que o controle vesical deve estar estabelecido.

A maioria das crianças adquire controle da bexiga durante o dia e a noite com 5 anos de idade. Faz-se o diagnóstico de enurese quando a criança urina na roupa ou na cama durante, no mínimo, 3 meses consecutivos, ou quando ocorre sofrimento clinicamente significativo em áreas da vida da criança em conseqüência da micção.

Enurese noturna é a perda de urina na cama por crianças saudáveis ,apartir de  5 anos de idade,durante o sono, 2 ou mais vezes por semana.Esta enurese é chamada de noturna quando a criança não "molha " sua roupa durante o dia,ou seja,ela tem controle normal sobre sua vontade de urinar.Só faz "xixi na cama".É primaria ,quando a criança nunca teve controle da urina por período maior de 6 meses. O "xixi na cama " é um ato involuntário,que se manifesta durante o sono,e que o paciente não percebe,senão ao despertar.

Vítimas da incompreesão ,algumas crianças chegam a ser ameaçadas  e até punidas,por conta de um sintoma que não conseguem controlar.Essas atitudes dos pais podem interferir,de modo marcante,na harmonia e no relacionamento familiar. Por isso,se voce ainda sofre com o " xixi na cama " de seus filhos diga " NÃO " quando ouvir ...." ISSO VAI PASSAR " e procure sempre orientação de seu pediatra.

MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS. A enurese pode ser dividida em tipo persistente (ou primário), no qual a criança nunca se manteve seca à noite, e tipo regressivo(secundário), no qual uma criança que se manteve continente por no mínimo 1 ano volta a urinar na cama. A enurese primária representa cerca de 90% de todos os casos. A enurese secundária ocorre mais freqüentemente entre 5 e 8 anos de idade e é mais comum em crianças no fim da idade escolar.

TRATAMENTO. Algumas sugestões gerais são as seguintes:

  • É importante conquistar a cooperação da criança para lidar com o problema. Recompensar a criança por manter-se seca à noite é uma etapa útil.
  • A criança deve urinar antes de deitar.
  • Despertar a criança repetidas vezes para levá-la ao banheiro só é útil em algumas crianças e pode gerar ou agravar o ódio da criança ou do genitor.
  • Deve-se desencorajar enfaticamente a punição ou humilhação da criança pelos pais ou por outras pessoas.
  • O uso de dispositivos de condicionamento (p. ex., um alarme que soa quando a criança molha um lençol especial) geralmente é desnecessário, devendo-se reservá-lo para casos persistentes e refratários nos quais a auto-estima da criança foi seriamente atingida. Converse com seu pediatra sobre as vantagens e desvantagens do uso de alguns Alguns  medicamentos são dados antes de deitar, obtendo-se uma taxa de sucesso próxima de 50%, com taxa recidiva de 30%, semelhante à do sistema de alarme.

PERGUNTAS E RESPOSTAS FREQUENTES

1-QUANDO  SE DEVE TRATAR A ENURESE NOTURNA ?

R- A ENURESE NOTURNA é freqüente, e segundo alguns autores acomete cerca de 15-20% das crianças aos 5 anos de vida e ainda cerca de 5% das crianças aos 10 anos de idade. Os meninos são mais acometidos que as meninas. Não é necessário estabelecer um tratamento antes dos 5 a 6 anos de idade, por outro lado uma orientação de intervenção não deve ser retardada acima dos 7-8 anos de idade. Quanto mais antigos os hábitos da criança com enurese noturna mais difícil é o seu tratamento. A longo prazo no entanto todas as crianças com enurese noturna isolada, isto é aquelas sem outras causas orgânicas, se curam

2-SE TODOS SE CURAM, PORQUÊ  ENTÃO INTERVIR?

R- Os sintomas se curam sempre, no entanto as dificuldades psico-afetivas algumas vezes são bem mais difíceis de vencer, daí a necessidade de uma intervenção no tempo e na medida certa.

3-QUAL O PERFIL PSICOLÓGICO DAS CRIANÇAS COM ENURESE NOTURNA?

R- Organicamente e intelectualmente as crianças com enurese noturna clássica são totalmente normais. Elas também não têm um perfil psicológico característico. A grande questão é até que ponto a tolerância ou  a intolerância dos familiares e dos coleguinhas, diante de uma criança que continua a molhar a cama a noite, pode interferir na personalidade destas crianças. A grande maioria das crianças com enurese noturna se tornarão adolescentes e adultos perfeitamente normais. Alguns no entanto por uma série de circunstâncias, seja por humilhações , ou por uma excessiva dependência da mãe ou do ambiente familiar, ou pela falta de participação com outros colegas ( não poder dormir na casa de um amigo, não participar de colônia de férias...), podem ter alterações no seu comportamento  e se tornando por vezes muito tímidos, ou agressivos, ou imaturos  e por vezes até parecendo totalmente indiferentes.

 

 

4-PORQUE ALGUMAS  CRIANÇAS APRESENTAM ENURESE NOTURNA?

R-Na verdade podem até existir anormalidades urológicas, mas não é destes casos que estamos tratando. Na enurese noturna clássica, não existem anormalidades no exame físico, não deve existir  infecção urinária, não existem sintomas diurnos e é inútil pesquisar  outras causas de perdas de urina. Existem teorias ainda não confirmadas que o motivo seria uma bexiga pequena ou um mal controle de causa hereditária, ou uma hipótese de que a razão é um sono mais profundo destas crianças

5-COMO É O SONO DA CRIANÇA ENURÉTICA?

R-  Os pais destas crianças costumam se queixar que não conseguem acordá-las para urinar à noite.. Algumas destas crianças têm o sono calmo, outras um sono agitado, mas todas têm um sono muito profundo o que as torna difícil de acordar. É também muito comum que as crianças relatem um “sonho” de que estavam urinando no banheiro e que por isso molharam a cama.  A verdade é que este sonho não é causa e sim uma conseqüência de uma percepção , ao longo do sono paradoxal, que segue a  micção que está molhando a criança.

6-COMO É O SENTIMENTO DA CRIANÇA, EM RELAÇÃO A SUA INCAPACIDADE DE CONTROLAR A URINA A NOITE ?

-R-Algumas demonstram claramente sua insatisfação, mostram preocupação e ansiedade, outras apresentam desenvoltura e desinteresse. Na maioria destas crianças que parecem “não estar nem aí”, dá para perceber  que a criança dissimula uma fachada, pois na verdade se sente diferente das outras.

7-COMO FAZER A CRIANÇA PARTICIPAR DO TRATAMENTO ?

R- Certamente este é o aspecto mais importante do tratamento. A criança deve está motivada a participar ativamente no tratamento. Mais do que resolver o problema da enurese noturna, a criança deve conquistar passo a passo como que em busca de sua liberação. Aliás o termo mais adequado não seria tratamento e sim treinamento. Este treinamento passa por várias etapas desde questões como ingesta de líquidos ,controle do jato urinário, responsabilidade e recompensas.

8-COMO TREINAR?

R- Evitar líquidos após o jantar.

- Fazer a criança urinar antes da hora de deitar.

-Fraldas e calças plásticas não devem ser usadas após os 4 anos, tentar suspender mais cedo ainda

- Durante o dia (no máximo até as 16 horas) estimule-a a tomar bastante liquido (½ copo por hora). Quando a criança sentir vontade de urinar, ela deve fazer outra coisa durante 10 segundos e, assim, adiar a primeira urgência.. Ajude a criança a adiar as respostas quantas vezes for possível. Isto ajuda a aumentar a capacidade da bexiga. Não esqueça de elogiar pelos sucessos - Toda vez que a criança vai ao banheiro para urinar ela deve praticar um exercício de interrupção do jato urinário - quando já urinou um pouco, ela deve segurar a urina, contar devagar até 10 e depois esvaziar o resto (ou interromper outra vez por 10 segundos) isto fortalece a musculatura da bexiga. Se a criança não consegue se manter seca durante a noite , ela deve se levantar uma vez por noite para ir urinar no banheiro.:

O melhor é que a criança acorde sozinha. Ao deitar a criança deve conversar com os pais mentalizando ou colocar um despertador regulado para 3 ou 4 horas depois da criança ter ido para a cama. Se não der certo, os pais devem acordar a criança. Quando a criança fica sem urinar todas as noite durante 1 mês, ela pode ser acordada cada vez 15 minutos mais cedo, até poder passar a noite toda sem urinar .

Reforço e Recompensas – a criança deve colar uma estrela ou fazer uma marca no calendário todas as vezes em que a cama amanhece seca; nessa ocasião deve ser fartamente elogiada, atribuir um prêmio, previamente combinado, quando ela acumula 5 ou 10 estrelas. As crianças maiores devem manter um registro no caderno. Proibidos: ameaças, castigos, reprimendas e humilhações; não fazer comentários quando a cama amanhece molhada.

Responsabilidade – os exercícios, as restrições de liquido e a manutenção do caderno de registros, uma vez ensinados, deve ficar sob responsabilidade da criança.

Acompanhamento - a criança deve levar ao médico o calendário e o caderno de registro nas consultas de seguimento

Medicamentos- Os remédios, principalmente as Imipraminas, que modificam a profundidade do sono, são usados só em casos especiais, com acompanhamento rigoroso do Pediatra. Os medicamentos não substituem o programa de treinamento.

Fonte: Adaptado de Nelson Textbook of Pediatrics.